www.plano-c.com/zika.html

Nesse mapa espaço-temporal que chamamos de Quem falou em Zika? representamos todos os tweets sobre o Zika Vírus, de Janeiro de 2007 a Fevereiro de 2016.

O Zika é um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e identificado pela primeira vez na America do Sul em 2007, mas a maior epidemia já registrada ocorre atualmente no Brasil. Grande parte da infestação do mosquito e das doenças decorrentes são notificadas em bairros pobres e periféricos em função de problemas na área do saneamento: água, esgoto, drenagem fluvial e coleta de resíduos sólidos. Essa situação oferece a condição ideal para a reprodução do mosquito, que se adaptou muito bem aos ambientes urbanos brasileiros que no último ano estiveram mais úmidos graças ao volume recorde de chuvas ocasionado pelo El Niño. Além disso, a América Latina é especialmente suscetível a epidemia por nunca ter sido exposta ao vírus, e suas populações não possuírem anticorpos de resistência à doença. Por essas razões, no período de 2014 a 2015, o vírus mudou rapidamente de perfil, passando de uma “ameaça moderada” para uma de “proporções alarmantes”.

Os dados provenientes do twitter, e representados na plataforma CartoDB, contemplam todos os tweets realizados no período citando Zika Vírus ou Aedes Aegypti. Assim, vemos um primeiro pico em 2009, quando das campanhas de prevenção contra a Dengue; uma “pausa” em 2013, quando tivemos número reduzido de casos; e a uma volta explosiva do tema a partir de 2015.

O mapa você confere aqui: www.plano-c.com/zika.html

Visualizações como essa são tema do nosso Curso Mapas Inteligentes, onde ensinamos técnicas de representação cartográfica em plataformas alternativas e de maneira inteligente. Em breve mais informações ;)

Geospatial Data Scientist and Developer. GIS , sustainable urban planning, environment, data science and software development. linkedin.com/in/guilhermeiablo

Geospatial Data Scientist and Developer. GIS , sustainable urban planning, environment, data science and software development. linkedin.com/in/guilhermeiablo